sábado, 13 de agosto de 2011

Tudo muda a partir da oração e ação sincera do líder central



Edição 2093 - Publicado em 23/Julho/2011 - Página A14

Liderar é a arte de criar valores humanos. Como o bloco é a frente principal do Kossen-rufu, o presidente Ikeda valoriza, incetiva, dialoga e ensina aos seus líderes como tornar a organização repleta de pessoas felizes.

FALTAM 28 DIAS PARA A REUNIÃO NACIONAL DE LÍDERES

Qual o segredo para a reunião no bloco ser animada, contagiante?

Na Nova Revolução Humana, capítulo “Evolução”, um responsável de bloco encontrou o presidente Ikeda na sede da Soka Gakkai, em Tóquio, e perguntou-lhe:
— Será que existe algum segredo para realizar uma reunião animada e cheia de esperança?
A RESPOSTA:
— Não há nenhum segredo especial para uma atividade ser animada. Porém, se for para citar um item, creio que o sucesso encontra-se na quantidade de pessoas dispostas a RELATAR SUAS VITÓRIAS na vida diária com base na prática budista. Essas pessoas são geralmente alegres e dinâmicas e esse sentimento estimula os demais. Consequentemente, a reunião torna-se cheia de emoção e o sucesso é atingido. Portanto, um ponto importante do líder é ter a determinação de agir para assegurar que cada um receba benefícios. Isto pode parecer difícil e levar tempo, mas é na realidade o caminho mais direto e que proporciona vitalidade.
Olhando atentamente para o responsável de bloco, Shin-iti reforçou:
— Em primeiro lugar, quero recomendar que recite sincero Daimoku, atue assiduamente nas atividades, provoque e prove os benefícios em sua vida e os relate para todos. Outro ponto importante é o desenvolvimento de pessoas valorosas. Isto impede a 
Organização de estagnar. Elimine a passividade e tome a iniciativa própria em todas as atividades.
— Entendi perfeitamente. Vou me esforçar ao máximo! (Brasil Seikyo, edição no 2.037, 29 de maio de 2010, p. A11).

Diálogo com o presidente

O presidente da BSGI, Júlio Kosaka, dialogou com Simone Aparecida Rosa, responsável pela DF do Bloco Conselheiro, RM Ribeirão Preto, CRE.
Júlio Kosaka: Obrigado pelo diálogo. Qual o nome do seu bloco?
Simone: É Bloco Conselheiro. Aliás, é um bloco maravilhoso! Gostaria de aproveitar a oportunidade para saber mais como me capacitar para ser uma líder de bloco que corresponda às expectativas do Mestre.
Kosaka: Ser líder do Kossen-rufu é cuidar dos membros, conduzir as pessoas no caminho da felicidade. Ser líder é isso. Para ter eficiência e sucesso, o primeiro ponto é criar harmonia, união de itai doshin. E para criar essa união harmoniosa precisa-se respeitar a individualidade. A chave é respeitarmos cada pessoa como um indivíduo, um discípulo do presidente Ikeda. A função do líder é fazer com que aprofundem a unicidade com o mestre, o presidente Ikeda.
Simone: Entendi. Tenho outra preocupação. Como criar um ambiente que atraia os jovens? Eles estão numa idade complicada, têm muitos afazeres. No meu bloco há poucos jovens.
Kosaka: É normal nos blocos ter poucos jovens. Você tem o quadro de líderes de divisões completo?
Simone: Sim, as quatro divisões.
Kosaka: Então já tem sorte (risos). E Divisão Sênior?
Simone: Até que DS temos bastante, são cinco, mas DJ precisamos começar a atrair, porque sem jovem fica ruim, né?
Kosaka: O bloco que eu pertenço também é a mesma coisa. Temos dois DMJs e uma DFJ. Então, eu falo para a DFJ que se ela comparecer em uma reunião de palestra, a DFJ é 100%. Por isso que a luta de Chakubuku do CADA FAMÍLIA FAZ UM é interessante. Quando o jovem se sente bem ele traz um convidado jovem. Aí, aumenta. Crie um ambiente aconchegante e os jovens vão reagir. Só não pode fazer eles se afastarem (risos).
Simone: Atingir o Bloco Monarca em 2010 foi muito emocionante, alegre. Mas se manter nos critérios não é fácil. Como já conseguimos, damos uma esfriada. Mas não queremos que esfrie!
Kosaka: Entendo. É como namoro e casamento. Enquanto está namorando está naquela intensidade do amor, depois de casado, ter filhos, aí tem que ter criatividade (risos).
Simone: Então vou recitar muito Daimoku para ter essa criatividade! Percebo que quando estou superbem, a reunião no bloco é ótima. Quando eu vacilo, a reunião não fica tão legal. Quando me dedico com intensidade, a reunião de palestra é muito boa, o comparecimento é excelente, o clima é bem bacana.
Kosaka: Exatamente. Eu também passo por isso, somos seres humanos. Está aí a explicação do porquê o Ikeda Sensei afirmar que tudo está nas mãos e no coração dos líderes. Por isso praticamos todos os dias, para manter alta a alegria e a energia vital. Há quantas famílias no bloco?
Simone: Tem 16 famílias no meu bloco. Participantes, são 13.
Kosaka: Ótimo. Estou muito feliz pela experiência muito gostosa que vocês estão sentindo com o Chakubuku. Há alguns anos, concretizar o Chakubuku era difícil e muitos se sentiam forçados. Hoje, impulsionados pelos jovens, todos realizam com muita alegria, por pura gratidão. Quantos Chakubuku realizou?
Simone: Só no mês passado concretizamos dois, mas já têm outros, porém eles foram para outras organizações. Mais de 50% das famílias já realizaram o seu. Na comunidade, o aspecto das pessoas está radiante. Tudo mudou com esta luta de Chakubuku. E assim que concretizarmos mais Chakubuku, vamos dividir o bloco. Fique tranquilo que nosso bloco surpreenderá.
Kosaka: Excelente. Esse espírito corajoso e sério é a base do bloco monarca e a essência da luta de mestre e discípulo. Parabéns e vamos vencer neste primeiro ano rumo a 2030!

Nenhum comentário:

Postar um comentário