sábado, 13 de agosto de 2011

A bandeira do ¨Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação¨


A bandeira do ‘‘Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação”

Edição 2093 - Publicado em 23/Julho/2011 - Página A3

Terceira e última parte


Emoção. O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, dedica uma canção ao piano às jovens no Centro Soka da Divisão Feminina de Jovens, em 4 de junho de 2009
Eliminando as armas nucleares
Tanano: Este ano, a Divisão dos Jovens do Japão está realizando um abaixo-assinado em todo o país pedindo pela adoção da Convenção sobre Armas Nucleares e levantando uma grande onda pela eliminação desse tipo de armas. Esse abaixo-assinado será entregue às Nações Unidas durante a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), em maio (de 2010).
Pres. Ikeda: Isso me deixa muito feliz. Continuo recebendo relatórios sobre todos os seus vigorosos esforços. O movimento em prol da paz e as atividades da Soka Gakkai de apoio às Nações Unidas, incluindo o esforço para a eliminação das armas nucleares, são expressões modernas do esforço para estabelecer o ensino correto para a paz da nação.
Yumiko: O senhor pessoalmente enviou propostas pedindo pela eliminação das armas nucleares em muitas ocasiões. E também se encontrou com líderes de potências nucleares como Rússia e Estados Unidos, bem como com vários secretários-gerais da ONU em seus esforços para livrar o mundo da ameaça das armas nucleares. Nós, da Divisão dos Jovens, daremos continuidade aos seus esforços, fazendo tudo o que pudermos para promover nosso movimento pela paz.
Pres. Ikeda: Na Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação, Nitiren Daishonin escreveu: “Se quisermos antes de mais nada trazer segurança à nação e orar pela nossa vida presente e futura, devemos então nos apressar em examinar e considerar a situação e tomar medidas tão logo quanto possível para remediá-la” (Os Escritos de Nitiren Daishonin, v. 1 [END-1], p. 56). O inflamado protesto de Nitiren Daishonin perante as autoridades foi motivado por seu profundo desejo de paz e felicidade para o povo. Ele estava falando especificamente para evitar a eclosão da guerra na forma de disputa interna e invasão estrangeira.
A guerra pode destruir a humanidade das pessoas em sua essência. Em particular, as armas nucleares, que em um único instante podem roubar a vida de centenas de milhares de pessoas ou mergulhá-las numa agonia infernal, só podem ser descritas como um produto da natureza maligna inerente à vida. Uma guerra nuclear poderia significar a extinção da raça humana.
Yumiko: Em sua declaração pela abolição das armas nucleares, o presidente Toda chamou qualquer pessoa ou nação que ameaçava a sobrevivência da humanidade com o uso de armas nucleares de “um diabo encarnado, um demônio, um monstro”.
Pres. Ikeda: Isso mesmo. E ele também disse: “Quero expor e arrancar as garras que se encontram escondidas nas profundezas dessas armas”. Ele havia voltado a atenção para a função maligna do desrespeito pela dignidade da vida que se encontrava nos recônditos mais profundos do coração humano. 
Daishonin identificou o mesmo aspecto com as seguintes palavras:
“A escuridão fundamental se manifesta como o Rei Demônio do Sexto Céu” (WND-1, p. 1.113). A “escuridão fundamental” é a ignorância fundamental inerente à vida, da qual emergem a descrença na dignidade e no valor da existência humana e o desrespeito pela vida dos outros. A maior ameaça à paz é realmente essa ignorância fundamental.
Daishonin diz: “Esta única palavra, ‘crença’, é a espada afiada com a qual se confronta e supera a escuridão fundamental ou a ignorância” (The Register of the Orally Transmitted Teachings [OTT], p. 119-120). A grandiosa filosofia da Lei Mística, que ensina o respeito universal pela vida, é o meio para vencer essa tendência destrutiva. O caminho para criar a paz duradoura está em difundir esse ideal e em elevá-lo ao espírito da época.
Construindo uma felicidade inabalável para nós e para os outros
Yumiko: Recentemente, uma integrante da Divisão Feminina de Jovens perguntou-me se não haverá algum ponto final na luta para estabelecer o ensino correto para a paz da nação.
Pres. Ikeda: Esta é provavelmente uma pergunta que todos fazem pelo menos uma vez! Indicar o rumo para a paz da nação é, no final das contas, uma luta para transformar o coração e a mente dos seres humanos. A batalha entre as forças do Buda e as funções malignas nunca termina. Nesse sentido, é uma luta contínua.
A verdadeira prática budista está em entrar em ação em prol da felicidade das pessoas e da paz — em outras palavras, está em consagrar o caminho correto para a paz da nação. Esta é a chave para cada um de nós atingirmos o estado de Buda nesta existência e transformarmos nosso carma, ou destino. Esses esforços abrem o caminho para construirmos uma felicidade firme e inabalável para nós e para os outros.
Com toda certeza, enfrentaremos vários obstáculos durante esse processo. A vida de Daishonin foi uma série de lutas e dificuldades, mas ele demonstrou a perseverança inigualável de “Aquele que Consegue Suportar”, outro nome para o Buda.
Tanano: Daishonin enfrentou e valentemente triunfou sobre várias perseguições que colocaram sua vida em risco — a Perseguição de Matsubagayatsu (em 1260), o Exílio em Izu (em 1261) e a Perseguição de Tatsunokuti e o posterior exílio na ilha de Sado (em 1271).
Pres. Ikeda: Nitiren Daishonin declara: “Por eu ter exposto este ensinamento, fui exilado e quase morto. Como diz o ditado, ‘O bom conselho dói os ouvidos’. Mas ainda não me sinto desanimado” (WND-1, p. 748). Seu espírito destemido é surpreendente e suas palavras são o rugido de um leão altaneiro.
Nikko Shonin, seu fiel discípulo e sucessor, herdou o espírito de Nitiren Daishonin de concretizar a paz com base em uma filosofia de vida correta. Depois do falecimento de Daishonin, ele protestou várias vezes perante o governo militar e a corte imperial. Ele reapresentou a Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação com uma carta de protesto assinada com os dizeres: “Nikko, discípulo do sábio Nitiren”.
Em contraste, os cinco sacerdotes seniores procuraram se proteger da perseguição chamando covardemente a si próprios de “sacerdotes da escola Tendai” em uma carta que enviaram ao governo militar.
Tanano: Após a morte de Nikko Shonin e de seu sucessor Nitimoku Shonin, o espírito de instituir o ensino correto para a paz da nação desapareceu rapidamente do clero. Consequentemente, o clero perdeu o senso de missão e a energia para trabalhar em prol do bem-estar das pessoas.
Pres. Ikeda: A Soka Gakkai, uma organização que herdou os verdadeiros ensinamentos de Nitiren Daishonin, fez com que o espírito de estabelecer o ensino correto para a paz da nação, há muito adormecido, despertasse novamente na época atual. O caminho desse esforço nunca é fácil. Há muitos desafios ao longo dele. Estamos destinados a enfrentar grandes dificuldades e a sermos golpeados pelas adversidades. É por isso que precisamos continuar a avançar com otimismo, sem nunca desistir nem desanimar, não importando o que aconteça. Enquanto continuarmos a manter a fé com base no compromisso comum de mestre e discípulo diretamente ligado a Daishonin, concretizaremos com toda certeza o supremo ideal e assegurar um ensino correto para a paz da nação.
Importantes pensadores de todo o mundo expressaram as maiores esperanças com relação ao nosso movimento, que procura capacitar cada pessoa a manifestar seu potencial máximo e a fazer com que o mundo siga gradativamente na direção da paz.
Yumiko: O ex-sub-secretário-geral das Nações Unidas, Anwarul K. Chowdhury, manifestou gratidão pelo apoio que o senhor oferece à ONU. Ele declarou que o movimento da SGI é uma importante expressão do poder do povo. “Como um grupo de indivíduos que trabalham em prol da paz e do desenvolvimento do potencial humano”, disse ele, “a SGI dedica-se a realizar as esperanças da humanidade”.
Pres. Ikeda: Eregir o ensino correto para a paz da nação é a realização do sonho da humanidade, a conquista de seu mais acalentado desejo de paz. Espero que vocês, meus jovens amigos, continuem a avançar triunfantemente em direção a esse sonho, dia após dia. Quando sinceramente se esforçam para instaurar o ensino correto para a paz da nação, vocês conseguem manifestar o poder do Buda e trazer à tona toda sua força como indivíduos.
Este ano marca o 750o aniversário do dia em que Nitiren Daishonin apresentou a Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação. Esta é uma ocasião muito significativa. Peço a todos que continuem a desafiar para realizar sua revolução humana enquanto expandem nossa grande rede dedicada à vitória do bem em toda a sociedade e também no mundo inteiro.
1. Em 8 de setembro de 1957, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, apresentou uma declaração pedindo pelo banimento dos testes e do emprego de armas nucleares. Essa declaração, anunciada num discurso proferido em uma atividade esportiva da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai realizada em Yokohama, na província de Kanagawa, tornou-se o ponto de partida das atividades da Soka Gakkai em prol da paz.
2. Rei Demônio do Sexto Céu: Também chamado de Rei Demônio ou Demônio Celestial. O rei dos demônios, que habita o mais alto, ou o sexto céu do mundo do desejo. Também chamado de Aquele que Desfruta Livremente as Coisas Conjuradas pelos Outros, é o rei que usa livremente os frutos dos esforços das pessoas para seu próprio prazer. Servido por inúmeros subalternos, ele obstrui a prática budista e se deleita em roubar a energia vital de outros seres. O rei demônio é a personificação da tendência negativa de forçar os outros a satisfazerem suas vontades a qualquer custo.
3. Cinco sacerdotes seniores: Cinco dos seis sacerdotes seniores designados por Nitiren Daishonin como seus principais discípulos, mas que traíram seus ensinamentos após sua morte. Nikko Shonin foi o único dentre esses seis discípulos seniores originais a transmitir corretamente o Budismo Nitiren.

Nenhum comentário:

Postar um comentário