sábado, 13 de agosto de 2011

Felicidade absoluta é possível!


Felicidade absoluta é possível!

Edição 2093 - Publicado em 23/Julho/2011 - Página B7

Tema da reunião de palestra de agosto

Cinco Diretrizes Eternas


Espírito fundamental para não perder o foco da fé

RESUMO

No escrito Carta aos Irmãos, o Buda Nitiren Daishonin explica a fórmula correta para se conquistar a felicidade absoluta, tendo como exemplo a situação dos irmãos Ikegami. Hoje, essa fórmula é traduzida pelas Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai, que dão a direção clara de como os integrantes da SGI devem viver para não serem derrotados por nada nem ninguém.

A felicidade absoluta e as Cinco Diretrizes

O propósito da fé
As pessoas absolutamente felizes têm em comum a harmonia, a realização, a saúde, a longevidade e a vitória infalível — objetivos que representam o coração das Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai. Cada diretriz abrange de forma objetiva o propósito da fé e o espírito essencial da prática budista.
Quais são as Cinco Diretrizes?
(1) Prática da fé para criar a harmonia familiar. (2) Prática da fé para conquistar a felicidade. (3) Prática da fé para vencer as dificuldades. (4) Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade. (5) Prática da fé para alcançar a vitória infalível.
A felicidade abstoluta
Dentre todos os objetivos de uma pessoa, os CINCO mais importantes devem ser: ter harmonia familiar; ser um indivíduo feliz de forma plena e duradoura; vencer qualquer dificuldade; ter excelente saúde e longa vida; e viver no fluxo da vitória insuperável, completa e constante.
Não perca para a negatividade
Existe uma tendência de duvidar que a felicidade completa exista de fato. Uma pessoa feliz agora pode se sentir infeliz no instante seguinte, devido à negatividade do contato com outra pessoa, por exemplo. Das pequenas às grandes mudanças no cotidiano, nos relacionamentos, tudo pode ser motivo para trazer de volta a infelicidade. Viver com medo das circunstâncias externas cria raízes de sofrimento e conduz ao absurdo de se acreditar que a felicidade não é possível.
O medo citado acima é a manifestação da escuridão fundamental que impede as pessoas de enxergar o verdadeiro caminho para uma vida realizada.
Qual o objetivo da fé? Com que espírito uma pessoa pratica o Budismo?
As Cinco Diretrizes são a resposta para essas questões. É a fórmula para obter a vitória completa e construir uma vida realizada.
Mais do que ser feliz num ou noutro momento, o que as pessoas desejam e merecem é que a felicidade seja sólida e duradoura. Construir uma vida de felicidade inabalável é o objetivo. As Cinco Diretrizes existem para garantir a felicidade absoluta.
A felicidade absoluta existe
Uma vida plenamente realizada é possível. Ninguém precisa viver com medo das mudanças. Uma condição de vida inabalável é possível de ser construída no cotidiano.
Afinal, viver com base na insegurança é algo sem sentido do ponto de vista do Budismo. Existem pessoas que vivem apavoradas com o que pode acontecer, sem o menor domínio da própria vida.
A resposta é viver de acordo com o ritmo do universo, viver inspirado pela Lei Mística. Aplicar a Lei Mística no cotidiano é conquistar as Cinco Diretrizes por meio da prática da fé.
O presidente Ikeda conclui: “O objetivo dessas diretrizes é proporcionar uma direção clara para que nossos membros — em sua própria condição e forma de viver, em seu lar, no local de trabalho ou na comunidade — não sejam derrotados pelas dificuldades nem pegos pela armadilha da negatividade e da reclamação, mas que ao contrário, vivam com esperança e triunfem sobre tudo” (Brasil Seikyo, edição no 1.743, 10 de abril de 2004, p. A3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário