sábado, 13 de agosto de 2011

Encontro com o Mestre


Sejam pessoas exemplares [2]

Edição 2094 - Publicado em 06/Agosto/2011 - Página A9
Mensagem enviada pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, fundador das Escolas Soka, para a cerimônia de formatura das Escolas Soka de ensino fundamental e médio de Tóquio e Kansai, realizada em 16 de março de 2011. Os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória das vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram a região de Tohoku em 11 de março, no nordeste do Japão.
Avancem com vibrante coragem e esperança
Muitos alunos das Escolas Soka de ensino fundamental e médio e de toda a rede escolar Soka — servindo como pilares de apoio confiável e sóis de esperança para suas comunidades — estão se dedicando plena e nobremente aos esforços de resgate e auxílio nas áreas atingidas pelo desastre no nordeste do Japão. Vários deles enviaram mensagens reconfortantes para mim. Muitos proclamaram que 16 de Março era um dia de significado eterno para eles e pediram que suas melhores recomendações fossem transmitidas para vocês, que são os brilhantes e talentosos sucessores deles formando-se hoje.
Importantes pensadores e estudiosos também expressaram suas elevadas aspirações aos estudantes e graduados de nossas escolas Soka. Eles os consideram como uma grande fonte de esperança para o Japão e para o mundo e estão confiantes de que o futuro da humanidade estará seguro em suas mãos.
Quero expressar meus sinceros parabéns a todos hoje nesta orgulhosa ocasião de sua formatura. Todos vocês trabalharam muito duro. Além disso, juntos, conseguiram adornar brilhantemente o 80o aniversário da educação Soka no ano passado e também o 40o aniversário das Escolas Soka (em 2008) com seus esforços maravilhosos para se desenvolverem por meio da aprendizagem, seu empenho para crescerem juntos com um brilhante espírito de amizade e suas contribuições para a querida escola onde estudaram. Muito, muito obrigado. Sentindo profunda gratidão por seus louváveis esforços, quero elogiá-los como a primeira turma da nova era.
Apelo a todos os estudantes das escolas Soka do passado e do presente a se unirem para dar novos passos com vibrante esperança e coragem, objetivando o 50o aniversário das escolas Soka (em 2018) e o 100o aniversário da educação Soka (em 2030).
O presidente indonésio Abdurrahman Wahid (1940–2009), um grande filósofo-estadista com quem publiquei um diálogo, herdou as aspirações de seu pai, que morreu jovem, e deu continuidade a elas. Ele dedicou a vida ao crescimento e desenvolvimento da Indonésia, uma nação etnicamente diversa, e trabalhou incansavelmente para promover o diálogo entre as civilizações.
O Dr. Wahid disse: “Eu admiro aqueles que nunca desistem, não importando que adversidades surjam no caminho — pessoas que, em situações que fariam com que tivessem vontade de fugir, não só despertam a coragem para responder ao desafio como também inspiram os outros e fazem com que ajam da mesma forma”. Ele citou nosso invencível espírito Soka como um maravilhoso exemplo disso e foi um dos motivos pelos quais depositou grande confiança em nós.
Quando eu estava com a mesma idade que aqueles de vocês que estão se formando no ensino médio no dia de hoje, o Japão estava em crise após a derrota na Segunda Guerra Mundial. Incontáveis vidas foram perdidas, vastas extensões do país foram reduzidas a ruínas pelos bombardeios aéreos e muitas pessoas ficaram sem uma filosofia de orientação consistente.
Foi num momento assim que tive a boa sorte de encontrar Jossei Toda, um mestre da vida verdadeiramente nobre e incomparável. Ele não só me ensinou o caminho correto do respeito pela dignidade da vida como também me instruiu em uma ampla gama de assuntos. Para retribuir a profunda dívida de gratidão que tinha com ele, prometi estudar e treinar-me com diligência, desenvolver minhas habilidades e dedicar-me a concretizar seu acalentado desejo de conquistar a felicidade de todas as pessoas e a concretização da paz mundial.
Agora, gostaria de passar esta bandeira invencível de vigorosa missão e vitória a todos vocês, meus jovens amigos, que corajosamente seguirão seu caminho neste mundo e nestes tempos conturbados em que vivemos.
A obra do chinês antigo o Clássico das Odes contém os seguintes versos: “Os dias passam e os meses prosseguem; por meio do estudo brilhante e sagaz, conquisto brilho e luz.” Quanto mais bravamente perseverarem em seus estudos e se esforçarem em sua juventude, mais sua vida brilhará e mais conseguirão iluminar a escuridão e a confusão que permeiam a sociedade.
Estou atualmente realizando um novo diálogo com a professora Bharati Mukherjee, notável escritora e ex-vice-chanceler da Universidade Rabindra Bharati, na Índia. O primeiro tema discutido foi a imensa esperança que temos nos alunos das escolas Soka.
A professora Mukherjee estima os encontros que teve com vocês e enviou-lhes uma mensagem, que diz, em essência: “Nunca parem até que consigam atingir sua meta. Não tenham medo quando algo negativo acontecer. Avancem resolutamente, sem se abalar por conflitos nem por contradições, objetivando a paz como seu destino final.”
Com sabedoria e um espírito alegre, que cada um de vocês, firmemente unidos em espírito, construa redes de integridade, amizade e paz onde quer que se encontre, e enfeite sua vida com brilhantes triunfos. Sejam vitoriosos na vida, sempre se certificando de cuidar bem da saúde. Tornem-se pessoas admiráveis das quais seus pais possam se orgulhar.
Como fundador das Escolas Soka, meu desejo é que todos os nossos ex-alunos, sem uma única exceção, tenham uma vida verdadeiramente feliz e gratificante. Na verdade, esta é minha firme determinação.
Não importa onde eu esteja, meu coração está sempre com vocês. Estou sempre observando seu crescimento com carinho.
Três vivas para as escolas Soka! Três vivas para vocês, os grandes líderes do século 21! Três vivas para a primeira turma da nova era!
1. Traduzido do japonês. Abdurrahman Wahid e Daisaku Ikeda, Heiwa no Tetsugaku , Kanyo no Chie — Isuramu to Bukkyo no Katarai (A Filosofia de Paz e a Sabedoria da Tolerância: um Diálogo entre o Islã e o Budismo). Tóquio: Ushio Shuppansha, 2010, p. 86-87. 
2. Liu An, The Huainanzi: A Guide to the Theory and Practice of Government in Early Han China (Huainanzi: Um Guia para a Teoria e a Prática de Governo no Início da China Han). John S. Major, trad. e ed. et. al. Nova York: Columbia University Press, 2010, p. 780.

Nenhum comentário:

Postar um comentário